quinta-feira, 17 de maio de 2007

Assuntos dos 2° anos (Iluminismo)

O iluminismo

A partir da segunda metade do século XVIII, a crise do antigo regime se intensificou. A burguesia, apoiada pelo campesinato, passou a questionar os privilégios do clero e da nobreza. No campo econômico, as relações sociais, ainda predominantemente feudais,travavam o desenvolvimento do capitalismo.
Dentro desse contexto de crise social e inconformismo, os intelectuais procuram respostas e soluções para o problemas da época.
A esse movimento de renovação filosófica e intelectual, que atingiu maior maturidade na França, deu-se o nome de iluminismo ou ilustração e, ao século XVIII, o apelido de século das luzes.
Esse pensadores acreditavam na razão e no progresso. Combatiam o misticismo, a ignorância, o absolutismo, a igreja católica a intervenção do estado na economia, enfim todas as forças que opunham ao progresso e ao desenvolvimento segundo o advogado Seguier (1770) esses filósofos “com uma das mãos tentaram abalar o trono e com a outra quiseram derrubar os altares”
Compreender o iluminismo não é tarefa fácil. Não basta decorar nomes de livros e autores.
A questão é mais complexa, nem todos os filósofos iluminista eram burgueses, bem como não é tarefa fácil. Não basta decorar nomes de livros e autores.
A questão é complexa,nem todos os filósofos iluministas eram burgueses, bem com não havia uniformidade de pensamento entre eles. Apesar disso muitas idéias desse pensadores foram usadas pela burguesia na sua luta contra o antigo regime, contribuindo dessa forma para a revolução francesa, por exemplo os principais pensadores foram: Locke, Montesquie, Voltaire e Rousseau.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.