quinta-feira, 17 de maio de 2007

Conteúdo de 1° anos (Egito)

A civilização egípcia

“O historiador grego Heródoto escreveu que o ‘Egito é o presente do Nilo” de fato, a região é desértica, e se não fosse o Rio Nilo atravessa-la, não teria sido ocupada pelo homem.
O Rio Nilo nasce no lago vitória e depois de percorrer 5600 quilômetros desemboca no Mar Mediterrâneo.
As cheias do Nilo decorrentes das chuvas equatoriais e dos derretimentos de neves das montanhas da Etiópia se iniciam em julho e vão ate novembro.
Nesse período, o rio transborda e deposita em suas margens o lodo e limo que possibilitam o aproveitamento agrícola da região. A fertilidade é grande, proporcionando ate três colheitas por ano.
Os egípcios tinham uma maneira própria de enxergar a vida e o mundo.

Economia e sociedade

A economia egípcia baseada-se na agricultura e na pecuária.
A cultivam cevada,trigo.arvores frutíferas, especialmente a vinha, os mais diversos legumes. Criavam bois,asnos,porcos,carneiros,cabras,gansos e, após a invasão dos hicsos,cavalos. A caça a pesca eram largamente praticadas.
Havia um comercio intero bastante desenvolvido, apesar de a inexistência da moeda dificultar as transações. O comercio com o exterior era fraco, pois dependia essencialmente do faraó.
Os excedentes ficavam com o faraó. A distribuição não era igualitária. A fatia maior ficava com os altos funcionários,sacerdotes,escribas,militares e artesãos qualificados. Por ultimo era distribuída a ração os trabalhadores braçais.
A sociedade egípcia era estratificada. Havia uma camada superior formada pela família do faraó, a nobreza, altos funcionários, militares e sacerdotes graduados.
Havia uma camada intermédia constituída por escribas,comerciantes, artesãos e sacerdotes.
Uma camada baixa que era constituída por camponeses e trabalhadores braçais e por ultimo vinha os escravos em geral,prisioneiros em guerra.


Política

O estado egípcio era uma monarquia despótica de origem divina. Considerando a encarnação dos deus Hórus, a monarquia deveria assegurar continuidade entre divino e humano, cósmico e social.

Religião

Os egípcios possuíam três mitos para explicar a criação do mundo. Mais influente desenvolveu-se em Heliópolis.

Segundo o mito no começo não existia nada somente Nun, o oceano primordial, do qual surgiu uma montanha e nela a deusa atum o completo e autocriado. Do seu sêmen, ele criou o deus Shu a atmosfera e por ela uma mulher, a deusa tefmif, a umidade. O casal deu a luz Geb “ terra” e a Nut “o céu”, que se tornaram pais dos dois casais de deuses. Osirius e sua mulher Ísis, Seth e sua mulher Neftis.

A ciência

A matemática desenvolveu graças as necessidades de controlar as inundações do Rio Nilo. Muitas vezes as demarcações eram arrancadas.
O costumo de mumificar os corpos contribuiu enormemente para o progresso da medicina egípcia. Operações complexas e tratamentos para doenças, como cólera, lepra, varíola e pneumonia, são comumentes referidas nos papiros médicos egípcios.
Graças a observação astronômicas,sacerdotes egípcios elaboraram um calendário solar, de 365 dias,com 12 meses de 30 dias e mais 05 dias adicionais no final do ano. Também os romanos adotaram este calendário.

Nenhum comentário: